Redação
Atualizado em14/03/2023
Apesar da prevenção e o tratamento de doenças degenerativas envolverem uma abordagem multifacetada, que inclui uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, atividades mentais estimulantes e controle do estresse, dormir bem ainda é fator obrigatório. Pesquisas indicam que dormir menos de 6 horas durante a noite aumenta em 30% o risco de desenvolvimento de uma demência.
Um sono adequado e de boa qualidade desempenha um papel fundamental na prevenção do envelhecimento cerebral precoce e no combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, garantindo o funcionamento adequado do sistema nervoso central.
E como isso acontece?
1.Limpeza do cérebro
Durante o sono, o cérebro realiza uma limpeza de toxinas, proteínas e substâncias nocivas acumuladas durante o dia, conhecidas como “neurotóxicas”. Essa limpeza é essencial para prevenir o acúmulo dessas substâncias, que estão associadas a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
2.Consolidação da memória
A falta de sono ou a privação crônica do sono podem prejudicar a formação e a consolidação de memórias, levando a problemas de cognição a longo prazo.
3.Redução do estresse oxidativo
O estresse oxidativo é um processo que ocorre no corpo quando há um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes e está associado ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças degenerativas. O sono ajuda a reduzir esse problema.
4.Regulação do sistema imunológico
A privação do sono pode levar a um enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o risco de doenças.
5.Redução da inflamação
O sono ajuda a reduzir a inflamação no cérebro, que está associada ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças degenerativas.
Você é médico, residente ou estudante de medicina e tem interesse em aprender mais sobre o envelhecimento populacional, envelhecimento cerebral e o diagnóstico de doenças degenerativas? Temos o minicurso ideal para você!
De forma rápida e com uma metodologia eficaz, você poderá aprofundar seus conhecimentos com uma neurorradiologista do Grupo Fleury, empresa de saúde brasileira com mais de 96 anos de mercado, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, diagnóstica, atendimento e gestão.
Com aulas 100% online e apenas 3 horas de conteúdo, o Minicurso em Imagem no Envelhecimento Cerebral Normal e Doenças Degenerativas, oferece atualização rápida sobre achados de imagem no envelhecimento normal, nas demências potencialmente tratáveis, como hidrocefalia de pressão normal, doenças de Alzheimer, doenças de Parkinson e outras demências menos prevalentes (doença de depósito de corpos de Lewy, afasia primária progressiva, atrofia de múltiplos sistemas e degeneração córtico-basal).
Além disso, espera-se que ao final, você seja capaz de indicar o exame mais adequado para o diagnóstico de doenças neurodegenerativas.
Quer saber mais? Acesse aqui, confira todas as informações e realize a sua inscrição.
A Pupilla
Fale conosco
Políticas