Claudia da Costa Leite
Atualizado em08/12/2022
Paciente de 44 anos, sexo masculino, com cefaleia e rinorreia constante. Há 10 anos foi submetido a cirurgia nos seios da face por polipose nasal.
Figura 1. Imagem de TC com janela óssea no plano axial.
Figura 2. Imagem de TC com janela óssea no plano coronal.
Diagnóstico: Sinusopatia com componente crônico, associada à polipose nasal e cisto apical, sugerindo componente de polipose nasal e odontogênico.
A relação entre doença e/ou procedimentos dentários e sinusopatia tem descrições extensas na literatura. Por este motivo, os radiologistas na avaliação dos seios da face devem estar atentos às condições da dentição maxilar, dos processos alveolares, da relação entre as raízes dentárias e o assoalho dos seios maxilares, bem como presença de implantes e outros procedimentos dentários.
As mais frequentes causas de sinusopatia odontogênica são:
Há estimativas de que de 25-40% das sinusopatias podem ter um componente odontogênico. No caso de sinusite persistentes ou refratárias ao tratamento, o otorrinolaringologista deve suspeitar desse diagnóstico. Para evitar que o diagnóstico seja tardio, esta possibilidade além de ser considerada no diagnóstico diferencial clínico, tem que ser ativamente pesquisada pelo radiologista.
A Pupilla
Fale conosco
Políticas