Claudia da Costa Leite
Atualizado em16/11/2022
No dia a dia do neurorradiologista, após o início da pandemia do COVID-19, temos recebido frequentemente exames de pacientes queixando-se de cefaleia, ansiedade, depressão, insônia e declínio cognitivo. Mas os exames de imagem destes pacientes, em geral, não demonstram nenhuma alteração significativa, dificultando o entendimento desta síndrome.
Me deparei com um artigo da Dra. Clarissa Lin Yasuda (Arq. De Neuro-psiquiatria 80(6), 2022), uma neurologista e conhecida pesquisadora da UNICAMP, relatando a síndrome pós-COVID que a acometeu. Ela descreve de maneira clara e sincera os sintomas que a acometeram após um quadro leve de COVID em agosto de 2020, quando já tinha escrito um projeto para avaliação neurológica multimodal dos pacientes pós-COVID. No seu quadro de infeccção pelo vírus COVID, ela apresentou cefaleia, dor abdominal, diarréia, insônia, vômitos e soluços. Não apresentou febre, nem alteração do olfato ou paladar ou sintomas respiratórios.
Como já tinha previamente enxaqueca no pós-COVID, a médica também apresentou, subsequentemente, piora deste quadro, com sonolência durante o dia e cansaço. Com isso, claramente notou-se um pior desempenho nas suas atividades profissionais, principalmente na execução de tarefas complexas. Além disso, passou a apresentar ansiedade e depressão.
Foram tentadas várias medicações, com uma melhora somente 16 meses após o quadro, porém, ela ainda acredita que não voltou ao estado basal antes da infecção pelo COVID.
Este artigo destaca, de maneira muito clara e pessoal, a experiência e a angústia causadas pela síndrome pós-COVID. Pouco conhecemos sobre o efeito deste vírus no cérebro e sabemos que os exames de imagem realizados com fins clínicos não demonstram alterações, o que frustra o paciente e seu médico. Entretanto, estes pacientes apresentam estes sintomas, necessitam cuidados e, com certeza, nós, médicos, não estávamos preparados para mais esta faceta da pandemia. Como tudo que ocorreu neste período, precisamos nos adaptar.
Clarissa Lin Yasuda — Publicado em 01/07/2022 — Arquivos de Neuro-Psiquiatria
A Pupilla
Fale conosco
Políticas