Flávia Almeida
Atualizado em22/11/2022
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma das doenças endócrino-metabólicas crônicas mais comuns na infância e na adolescência, com distribuição desigual entre regiões. A incidência mundial em crianças com 15 anos ou menos é de aproximadamente 79.100 casos anualmente. No Brasil, a incidência relatada é de 10,4 casos de DM1 por 100.000 habitantes.
Estudos anteriores de DM1 na infância e adolescência encontraram grandes variações na incidência relatada em todo o mundo. No entanto, não está claro se esses níveis de incidência relatados são impactados por diferenças nos sistemas de saúde dos países e possível subdiagnóstico e, em caso afirmativo, em que grau.
O objetivo deste estudo foi estimar a incidência total e diagnosticada de DM1 globalmente e projetar indicadores de incidência de 1990 a 2050 para cada país.
Foi feito um modelo global de microssimulação de DM1 para simular a história natural e o diagnóstico em crianças e adolescentes (0-19 anos) em 200 países e territórios, levando em conta a variabilidade na incidência subjacente e no desempenho do sistema de saúde.
O modelo segue uma população aberta de crianças e adolescentes em intervalos mensais e simula a incidência e a progressão do DM1, bem como fatores do sistema de saúde que influenciam o diagnóstico.
O modelo foi calibrado para dados publicados sobre incidência de DM1, perfis de autoanticorpos e proporção de casos diagnosticados com cetoacidose diabética de 1990 a 2020 e avaliou a acurácia preditiva da amostra.
Os dados do estudo indicam que a incidência global total de DM1 na infância e adolescência é maior do que o estimado anteriormente, com quase uma em cada duas crianças atualmente não diagnosticadas.
Ressaltamos a importância do pediatra estar alerta aos sinais e sintomas do DM1. Além disso, políticas de saúde pública devem planejar capacitações para diagnóstico oportuno e tratamento adequado do DM1, uma vez que há uma projeção de um aumento da incidência em todo o mundo.
Zachary J Ward, Jennifer M Yeh, Che L Reddy, Apoorva Gomber, Carlo Ross, Thanitsara Rittiphairoj, Jennifer Manne-Goehler, Asmahan T Abdalla, Mohamed Ahmed Abdullah, Abdurezak Ahmed, Amos Ankotche, Kishwar Azad, Silver Bahendeka, Naby Baldé, Sunil M Jain, Jean Clovis Kalobu, Catherine Karekezi, Hero Kol, K M Prasannakumar, Sai Kham Leik, Jean Claude Mbanya, Maïmouna Ndour Mbaye, Babacar Niang, Vishnupriya Rao Paturi, Palany Raghupathy, Kaushik Ramaiya, Bipin Sethi, Bedowra Zabeen, Rifat Atun — Publicado em 01/12/2022 — The Lancet Diabetes & Endocrinology
A Pupilla
Fale conosco
Políticas