Últimos dias para aproveitar os melhores descontos do ano 

0

0

Dias

0

0

Horas

0

0

Minutos

0

0

Segundos


Robô Pupilla e os artigos da semana #16: Investigação de casos suspeitos de câncer de pulmão

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

19/07/2022

Atualizado em19/07/2022

2 min
Robô Pupilla e os artigos da semana #16: Investigação de casos suspeitos de câncer de pulmão

A busca por publicações científicas usadas na produção do conteúdo da Pupilla conta com o apoio da Inteligência Artificial. A partir de algoritmos definidos pelos médicos Key Opinion Leaders da plataforma, o robô Pupilla rastreia artigos em importantes periódicos de saúde, como The New England Journal of Medicine, The British Medical Journal, JAMA, The Journal of Clinical Investigation, entre outros. Esta coluna traz três artigos bastante relevantes, sugeridos pela nossa equipe médica, dentre aqueles buscados pelo nosso robô.


Investigação de casos suspeitos de câncer de pulmão

Por: Bradley S H, Bhartia B S, Kennedy M P, Frank L K, Watson J. Investigating suspected lung cancer BMJ 2022; 378 :e068384.

Identificador: https://doi.org/10.1136/bmj-2022-070022

Estima-se que em torno de 10 a 25% dos casos de câncer de pulmão acontecem em indivíduos que nunca fumaram. Algumas estimativas apontam que, se ele fosse considerado uma doença separada, seria o sétimo câncer mais prevalente no mundo. Entretanto, o aumento da idade e a exposição ao tabagismo seguem como os principais fatores de risco, de modo que sua letalidade está entre as mais altas. Uma maior taxa de sucesso do tratamento está diretamente ligada à precocidade do diagnóstico, mesmo que, em casos iniciais, os sintomas possam ser inespecíficos. Neste artigo, são revisadas as principais situações nas quais se deve suspeitar e seguir com a investigação para confirmar, ou afastar, o câncer de pulmão. Dentre as recomendações principais, estão os quadros com sintomas inespecíficos e alterações na radiografia do tórax, além de casos de hemoptise inexplicada.


Você pode se interessar também por:

Manejo de nódulos pulmonares e triagem de câncer de pulmão durante a pandemia COVID-19: Relatório do painel de especialistas do CHEST

Por que as pessoas continuam morrendo por câncer colorretal?

Robô Pupilla e os artigos da semana #16: Hemangiomas na infância

Robô Pupilla e os artigos da semana #16: Impacto do uso de cigarros eletrônicos


Oncologia Translacional na Prática Clínica: Inscrições abertas!


Tags

ATUALIZAÇÃO MÉDICA
RECOMENDAÇÃO
ENSINO MÉDICO CONTINUADO
CÂNCER DE PULMÃO
CÂNCER
Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Reumatologia

CRM: 131954-SP

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). Residência Médica em Reumatologia Pediátrica, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Educação Médica e do Núcleo Médico do Marketing e Comunicação do Grupo Fleury.

Black November Card

Parcerias:

logo GrupoFleury
logo MIT
logo Philips
logo Hospital Sírio-Libanês
logo Saude Id
logo Cannect
logo BricNet

A Pupilla

Siga nossas redes