Últimos dias para aproveitar os melhores descontos do ano 

0

0

Dias

0

0

Horas

0

0

Minutos

0

0

Segundos


Robô Pupilla e os artigos da semana #23: Alimentos ultraprocessados e risco de câncer colorretal

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

06/09/2022

Atualizado em06/09/2022

2 min
Robô Pupilla e os artigos da semana #23: Alimentos ultraprocessados e risco de câncer colorretal

A busca por publicações científicas usadas na produção do conteúdo da Pupilla conta com o apoio da Inteligência Artificial. A partir de algoritmos definidos pelos médicos Key Opinion Leaders da plataforma, o robô Pupilla rastreia artigos em importantes periódicos de saúde, como The New England Journal of Medicine, The British Medical Journal, JAMA, The Journal of Clinical Investigation, entre outros. Esta coluna traz dois artigos bastante relevantes, sugeridos pela nossa equipe médica, dentre aqueles buscados pelo nosso robô.


Alimentos ultraprocessados e risco de câncer colorretal

Por: Wang L, Du M, Wang K, Khandpur N, Rossato S L, Drouin-Chartier J et al. Association of ultra-processed food consumption with colorectal cancer risk among men and women: results from three prospective US cohort studies BMJ 2022; 378 :e068921

Identificador: https://doi.org/10.1136/bmj-2021-068921 


O câncer colorretal é a segunda principal causa de câncer no mundo. A dieta tem sido descrita como um importante fator de risco modificável para a doença. Os alimentos ultraprocessados, ou seja, aqueles industrializados, prontos para comer e com uma quantidade muito pequena de alimentos integrais na sua composição, têm sido parte frequente da dieta de um grande número de pessoas. Este trabalho, feito nos Estados Unidos da América, acompanhou 3 grandes grupos de pacientes ao longo de quatro anos para avaliar a associação entre o consumo destes alimentos e o risco de câncer colorretal. Os autores observaram que esse consumo leva a um maior risco e reforçam, portanto, a importância da adequada orientação da população quanto a isso. 


Você pode se interessar por:

Diagnóstico de CCR em paciente <50 anos

Por que as pessoas continuam morrendo por câncer colorretal?

Ressonância Magnética no manejo de pacientes com suspeita de câncer de próstata e biópsias randômicas prévias negativas

As desigualdades do câncer infantil


Curso: Introdução à Oncologia para Não Oncologistas: conceitos básicos para a prática clínica - Faça já a sua inscrição!


Tags

ATUALIZAÇÃO MÉDICA
RECOMENDAÇÃO
ENSINO MÉDICO CONTINUADO
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
CÂNCER COLORRETAL
Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Reumatologia

CRM: 131954-SP

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). Residência Médica em Reumatologia Pediátrica, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Educação Médica e do Núcleo Médico do Marketing e Comunicação do Grupo Fleury.

Black November Card

Parcerias:

logo GrupoFleury
logo MIT
logo Philips
logo Hospital Sírio-Libanês
logo Saude Id
logo Cannect
logo BricNet

A Pupilla

Siga nossas redes