Últimos dias para aproveitar os melhores descontos do ano 

0

0

Dias

0

0

Horas

0

0

Minutos

0

0

Segundos


Robô Pupilla e os artigos da semana #23: Diagnóstico e tratamento da gota

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

06/09/2022

Atualizado em06/09/2022

2 min
Robô Pupilla e os artigos da semana #23: Diagnóstico e tratamento da gota

A busca por publicações científicas usadas na produção do conteúdo da Pupilla conta com o apoio da Inteligência Artificial. A partir de algoritmos definidos pelos médicos Key Opinion Leaders da plataforma, o robô Pupilla rastreia artigos em importantes periódicos de saúde, como The New England Journal of Medicine, The British Medical Journal, JAMA, The Journal of Clinical Investigation, entre outros. Esta coluna traz dois artigos bastante relevantes, sugeridos pela nossa equipe médica, dentre aqueles buscados pelo nosso robô. 


Diagnóstico e tratamento da gota

Por: Neilson J, Bonnon A, Dickson A, Roddy E. Gout: diagnosis and management—summary of NICE guidance BMJ 2022; 378 :o1754 

Identificador: https://doi.org/10.1136/bmj.o1754


A gota é uma doença inflamatória devido ao depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações e ocorre quando as concentrações de ácido úrico séricas estão elevadas. Ela cursa com dor intensa, hiperemia e edema articular, principalmente nas articulações do hálux, dos tornozelos e dos joelhos. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com anti-inflamatórios, colchicina e corticoides. Entretanto, tem se sugerido que a modificação do estilo de vida e medicações para redução de urato possam ser benéficas no tratamento da gota. Este trabalho, publicado no BMJ, revisa as diretrizes para o tratamento desta doença. Dentre os principais pontos trazidos, citam a terapia para manter os níveis de ácido úrico abaixo de 6 mg/dL e sugerem que seja feito o monitoramento anual destas concentrações. 


Você pode se interessar também:

Robô Pupilla e os artigos da semana #11: Eficácia das intervenções de controle de peso para adultos atendidos na atenção primária

Robô Pupilla e os artigos da semana #10: Treinamento físico e risco cardiovascular em idosos

Robô Pupilla e os artigos da semana #10: Intervenção no estilo de vida e risco cardiovascular e de demência em idosos

O que se sabe sobre a Gripe do Tomate


Curso: Geriatria na prática clínica: prevenção e tratamento do idoso - Faça já a sua inscrição!


Tags

ATUALIZAÇÃO MÉDICA
RECOMENDAÇÃO
ENSINO MÉDICO CONTINUADO
GOTA
Octávio Augusto Bedin Peracchi

Octávio Augusto Bedin Peracchi

Reumatologia

CRM: 131954-SP

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). Residência Médica em Reumatologia Pediátrica, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador da Educação Médica e do Núcleo Médico do Marketing e Comunicação do Grupo Fleury.

Black November Card

Parcerias:

logo GrupoFleury
logo MIT
logo Philips
logo Hospital Sírio-Libanês
logo Saude Id
logo Cannect
logo BricNet

A Pupilla

Siga nossas redes