ARTIGO
MULTIPROFISSIONAL
Coleta de Sangue: como se tornar um profissional de Excelência?
A coleta de materiais biológicos, como o sangue, é o processo mais significativo da fase pré-analítica e, portanto, coloca o profissional responsável por essa operação em posição de destaque e grande importância na área da saúde diagnóstica.
A falta de profissionais qualificados, os quais se preocupem com a saúde e segurança do paciente sob uma perspectiva integral, é, talvez
Redação
ARTIGO
RADIOLOGIA
Estudo analisa efeitos do COVID nas vias olfatórias
Um dos sintomas marcantes da infecção pelo vírus da COVID-19 é a perda de olfato, com descrições de até 60 – 70% dos pacientes apresentando anosmia ou outra alteração da olfação. Entretanto, o carácter neurotrópico do vírus da COVID não foi demonstrado inequivocamente.
As publicações sobre achados de imagem de ressonância magnética (RM) são escassos e, como
Claudia da Costa Leite
ARTIGO
PEDIATRIA
Anvisa autoriza Remdesivir para uso pediátrico no tratamento da Covid-19
A Anvisa aprovou a ampliação de uso do medicamento antiviral Remdesivir para uso pediátrico no tratamento da Covid-19. A aprovação inclui a seguinte população:
— Bebês e crianças a partir de 28 dias e peso igual ou superior a 3 kg, com pneumonia que requerem administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra vent
Flávia Almeida
ARTIGO
PEDIATRIA
Efetividade no mundo real das vacinas bivalentes de mRNA: prevenção da infecção sintomátic...
As vacinas bivalentes de mRNA da COVID-19, compostas pela cepa original + Ômicron BA.4/BA.5 já estão aprovadas e recomendadas nos EUA para ≥5 anos, após terem completado pelo menos uma série primária de qualquer vacina monovalente.
No momento da recomendação, não estavam disponíveis dados de eficácia clínica, mas apenas dados de imunogenicidade dos ensaios clínicos com as vacinas bivalent
Flávia Almeida
ARTIGO
RADIOLOGIA
[Resolução] 44 anos, sexo masculino, cefaleia e rinorreia.
Paciente de 44 anos, sexo masculino, com cefaleia e rinorreia constante. Há 10 anos foi submetido a cirurgia nos seios da face por polipose nasal.
Analise os achados de imagem abaixo da TC de seios da face:Figura 1. Imagem de TC com janela óssea no plano axial.
Figura 2. Imagem de TC com janela óssea no plano coronal.
Com base nessas informações, responda: qual o seu diagnósClaudia da Costa Leite
ARTIGO
CLÍNICA MÉDICA
INCA: Veja as estimativas de incidência de câncer para 2023-2025!
Para o Instituto Nacional do Câncer, são esperados 704 mil casos novos da doença em seus vários tipos no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, conforme publicado na Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada em 23/11/22.
Estimativa para 2023Foram estudados os 21 tipos de câncer mais incidentes no país, sendo incluídos os tumores de pâncreas e de fígado nessa nova versão. Segundo o release do instituto, "o
Carlos Eduardo Pompilio
ARTIGO
PEDIATRIA
Dia Mundial da AIDS: Precisamos de equidade!
Em julho de 2022, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) lançou o relatório denominado Em Perigo (In Danger), mostrando uma preocupação na forma como a resposta global à pandemia de AIDS foi afetada pelas recentes crises – da pandemia da COVID-19 até a guerra da Ucrânia - alertando para o crescimento dos índices de infecção pelo HIV, aumento no número de mortes em decorrência da AI
Flávia Almeida
ARTIGO
PEDIATRIA
Entenda as vacinas bivalentes para a COVID-19!
As vacinas monovalentes de COVID-19 começaram a ser utilizadas em dezembro de 2020, com excelente efetividade, representando uma luz para o fim da pandemia.
No entanto, observou-se uma diminuição da efetividade com o surgimento das variantes do SARS-CoV-2, tanto contra infecção, como para hospitalização, especialmente com a Ômicron.
Variante ÔmicronFlávia Almeida
ARTIGO
CLÍNICA MÉDICA
COVID-19: Finalmente! Anvisa aprova novas vacinas
Em reunião na noite de 22 de novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou por unanimidade as novas vacinas contra Covid-19.
Importante:
As vacinas bivalentes de RNA mensageiro (mRNA) contendo sequências do SARS-CoV-2 ancestral e da variante B.1.1.529 (ômicron) foram recentemente disponibilizadas para combater os novos surtos detectados em pelo menos 36 países.A vacina bivalente contendo a ômicroCarlos Eduardo Pompilio
ARTIGO
PEDIATRIA
Aumento da incidência do Diabetes Mellitus Tipo 1 em crianças e em adolescentes
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma das doenças endócrino-metabólicas crônicas mais comuns na infância e na adolescência, com distribuição desigual entre regiões. A incidência mundial em crianças com 15 anos ou menos é de aproximadamente 79.100 casos anualmente. No Brasil, a incidência relatada é de 10,4 casos de DM1 por 100.000 habitantes.
Estudos anteriores de DM1 na infância e adole
Flávia Almeida
A Pupilla
Fale conosco
Políticas